O material disponibilizado na produção é do acervo da família Stresser e todos os direitos de reprodução deste audiovisual são reservados aos meus primos Lauro e Beatriz Stresser, sendo vedado seu uso para fins comerciais sem a devida autorização.
Mais informações sobre o maestro Augusto Stresser e sua Ópera Sidéria em:
Enviado por stresser em 07/06/2011, para o You Tube
Documentário sobre a vida do Maestro Augusto Stresser, compositor da Ópera Sidéria,de 1912. A 1ª, e até hoje a única, ópera paranaense.
Segundo depoimento da minha prima Beatiz o documentário foi produzido, editado e filmado originalmente em Super-8, pelo meu tio Milton G. Stresser, narrado por Tonio Luna e musicado por Cláudio Stresser (que executa no piano a fantasia Prelúdio, de autoria de Augusto Stresser em homenagem ao cinquentenário do Paraná).
NOTA DO SITE:
Para não faltar com a verdade, o site do Rádio se vê na obrigação de, aquí, fazer um esclarecimento: Não conhecemos o original em 8mm copiado pelo excelente Harry Luhm, mas temos certeza absoluta que a cópia em vídeo apresentada no You Tube, tem a narração do REINALDO CAMARGO, Ator, Cineasta e Diretor.
O filme, posteriormente foi transcrito do original para vídeo pelo filmmaker paranaense Harry Luhm.
Na trilha sonora também podemos ouvir um trecho original da Ópera Sidéria. De autoria do meu bisavô Augusto. Que estreou no antigo Theatro Guayra em 3 de maio de 1912.
Nesta versão publicada aqui reuni 3 cortes postados anteriormente pelo meu primo Lauro, aqui mesmo no YouTube.
JUVENAL FEZ CEM ANOS E NINGUÉM COMEMOROU.
Texto de MARISA VILLELA
Interpretação de PAULO BRANCO
Sonoplastia de WASYL STUPARYK
Wasyl Stuparyk ou Basílio Junior