Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nome completo: Haroldo Joaquim de Souza
Nascimento: 10 de dezembro de 1944
Localidade: Jacarezinho (PR)
Nacionalidade: brasileira
Ocupação: Locutor esportivo - político
Página oficial: haroldodesouza.com
Haroldo Joaquim de Souza, mais conhecido como Haroldo de Souza (Jacarezinho, 10 de dezembro de 1944) é um radialista, locutor esportivo e político brasileiro.
Entre seus bordões famosos, estão: "Bandeiras tremulando, tremulando, tremulando, torcedor do Brasil!"; "Adivinheeee!" e "É gente que se liga na gente".
Nascido na Vila Maria, em Jacarezinho, Haroldo de Souza estudou somente até a 3ª série do primário, pois começou a trabalhar cedo, aos 14 anos de idade, como caminhoneiro, ajudando seu pai no transporte de lenha. Atuou brevemente, durante seis meses, como bancário no Banco Francisco Telles.
Como radialista, iniciou a carreira no começo da década de 1960, em uma rápida passagem pela Rádio Castro Ltda., da cidade de mesmo nome. Haroldo inicialmente atuou como repórter. Após passar pelas rádios Cultura e Atalaia, ambas de Maringá, tornou-se narrador esportivo na Rádio Alvorada, de Londrina, em 1969. Ocupou o cargo após participar de um concurso onde terminou em segundo lugar, seguido da desistência do primeiro colocado.
Transferiu-se posteriormente para a Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, onde narrou jogos da Copa do Mundo de 1970, no México. Durante a Copa seguinte, em 1974, recebeu proposta para trabalhar no Rio Grande do Sul, sendo contratado pela Rádio Gaúcha, onde permaneceu por 17 anos. Na emissora, narrou as Copas de 1978 a 1990.
Em 1991, Haroldo transferiu-se para a Rádio Guaíba, onde esteve até 2010. Em 1998, ingressou na carreira política, concorrendo ao cargo de Deputado Estadual e alcançando o posto de primeiro-suplente. No ano de 2000, foi eleito vereador pela cidade de Porto Alegre, sendo reeleito em 2004.
É pai de nove filhos.
Em 2010, Haroldo deixou a Guaíba, assinando contrato com a Rádio Bandeirantes.