Wasyl Stuparyk ou Basílio Junior
Lúcia Cecília Kubis
Rainha do Rádio Paranaense
Homenagem à minha avó mais que especial, Lúcia Cecília Kubis, que foi Rainha do Rádio Paranaense em 1948 e re-eleita em 1950.
Esta gravação foi feita por ela (apenas vocalização) aos 83 anos de idade, em casa, no dia 19 de Julho de 2009, utilizando apenas um microfone (headset) de laptop.
Lúcia Cecília Kubis é outra cantora lírica que iniciou a sua carreira muito jovem e teve destaque no elenco da Rádio Clube Paranaense.
Ainda menina, Lúcia cantava as músicas românticas interpretadas por Francisco Alves, Orlando Silva, Carlos Galhardo e outros que faziam sucesso na época. Quando jovem, ela começou a estudar canto e obteve os primeiros ensinamentos com a Professora Ana Clélia Barleta Moritz. Entusiasmada com o talento de sua aluna, a professora Ana Clélia levou-a para se apresentar na Rádio Guairacá, no programa de Nilda Ferreira. Ali, Lúcia Cecília atuou durante quatro meses. Em seguida, sempre conduzida por sua professora, foi levada à Rádio Clube Paranaense onde participou do programa "HORA DA MULHER", apresentado por Serafina Miranda. Ao chegarem os festejos de aniversário da Bedois, o Diretor Gerente Jacinto Cunha convidou Lúcia para se apresentar na solenidade comemorativa. Ao terminar o espetáculo, Jacinto Cunha foi cumprimentá-la pela excelente apresentação e, dois meses depois, contratou-a para integrar o elenco de cantores da Rádio Clube Paranaense. A estréia foi no dia 23 de agosto de 1.948 e Lúcia permaneceu na Bedois até 21 de janeiro de 1.964.
Nos anos de 1.948 e 1.950 Lúcia Cecília foi eleita "Rainha do Rádio Paranaense", na mesma época em que Dircinha Batista era a "Rainha do Rádio Brasileiro".
Participando do "Grupo Experimental de Operetas do Paraná", sob a direção do Maestro Wolff Schaia, Lúcia Cecília Kubis atuou em diversas operetas e outros espetáculos artísticos de grande relevância. Lúcia foi, com certeza, mais um dos grandes valores da Rádio Clube Paranaense nos anos de ouro da nossa radiofonia. Do site de Ubiratan Lustosa.
Programa Nossa História - 27.04.2014