Luiz Carlos Martins nasceu em Bilac, no Estado de São Paulo.
Desde criança foi um apaixonado pela radiofonia, tornando-se radialista profissional em 1.969, na Rádio Cinqüentenário de Birigui.
Transferindo-se para o Paraná, em 1.970, estudou na Faculdade de Educação Física de Jacarezinho, onde se formou em 1.975.
Com o objetivo de expandir a sua carreira de radialista, no final de 1.977 mudou-se para Curitiba, indo em busca de colocação na Rádio Clube Paranaense. Luiz não era conhecido na Capital paranaense e, assim, o melhor que obteve foi um horário noturno que lhe foi cedido por Paulo Alberti, então responsável pela programação da Bedois. Era um horário difícil de se obter audiência, mas ele não se acovardou e fez o seu trabalho com muita eficiência.
Carneiro Neto, nessa época, era o Diretor da emissora. Ele e Paulo Alberti cedo perceberam que Luiz não era apenas mais um locutor que vinha do interior tentar a sorte na Capital. Nele havia talento, precisando apenas de oportunidade.
Em pouco tempo deram a Luiz Carlos Martins um programa nos sábados à tarde, "Musibol", que fora anteriormente apresentado por Nelson Hidalgo.
A grande tacada foi dada quando Luiz assumiu o horário matinal, das 9 às 12h, lançando o seu programa "Manhã Total". A estréia foi em 15 de maio de 1.978. Foi então que, graças ao seu extraordinário carisma de comunicador, Luiz Carlos Martins se transformou num campeão de audiência da veterana emissora.
Tornando-se um nome popular e respeitado, coube a Luiz Carlos comandar, como locutor oficial, as transmissões que cobriram a visita do Papa João Paulo II a Curitiba, em 1.980. Foi um trabalho de excelente qualidade realizado pela Bedois, com retransmissão por um grande número de emissoras do Brasil e do Exterior.
Algum tempo depois, Luiz se transferiu para a Rádio Colombo. De 1.981 a 1.986, atuou na Rádio Independência. Esteve na Rádio Atalaia em 88.
Em 1.989, retornou à Rádio Clube Paranaense. O objetivo da Emissora era somar a extraordinária audiência de Luiz Carlos Martins aos pontos já obtidos por outros populares radialistas que atuavam na Bedois, visando alcançar a liderança da audiência em Curitiba. A meta foi alcançada e a veterana Rádio Clube, após ter sofrido durante tantos anos, retornou ao seu antigo lugar de líder da radiofonia paranaense.
De 90 a 98, Martins esteve, novamente, atuando na Rádio Independência.
Em fevereiro de 1.999, realizando um antigo sonho, Luiz Carlos Martins iniciou uma nova fase em sua carreira, agora como Diretor Geral da sua Rádio Banda B.
O renome conquistado por Luiz Carlos Martins conduziu-o à Política. Candidato a deputado em 1.986, inexperiente nas batalhas eleitorais, não se elegeu.
Em 1.988, foi eleito vereador, o mais votado, com 13.616 votos. Em 90, foi eleito deputado, já com 15.618 votos, sendo reeleito em 94 com 28.951 votos. Em 98 foi reconduzido à Assembleia Legislativa, tendo obtido 29.867 votos, e a sua grande vitória foi em 2.002, quando alcançou 48.068 votos.