Wasyl Stuparyk ou Basílio Junior
MEIRE NOGUEIRA
Radialista - Garota Propaganda - Apresentadora - Atriz
A atriz e apresentadora Meire Nogueira Mazolla, mais conhecida como Meire Nogueira, nasceu em Ondas Verdes, em São Paulo, em 21 de janeiro de 1940.
Quando completou um ano de idade, sua família mudou-se para o Paraná. Em Curitiba, Meire Nogueira estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes e no Instituto de Educação do Paraná, posteriormente cursou, em Ribeirão Preto, a Faculdade de Direito
da UNAERP.
Em São Paulo iniciou sua carreira de comunicadora. Atuou como garota-propaganda, jornalista e radialista, mesmo tendo de enfrentar os valores conservadores da família.
Eleita Miss Inverno, recebeu como prêmio um contrato com a TV Record que lhe serviu de trampolim para a fama, as homenagens e premiações.
Produziu e apresentou vários programas, na TV e no rádio, em todo o país, chegando a conquistar o Troféu Imprensa e o Troféu Roquette Pinto, os mais almejados pelos comunicadores.
Em 1966, Meire recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, já em sua primeira edição, das mãos do então governador Ademar de Barros.
Em 1985, Meire Nogueira criou o primeiro programa voltado para a Terceira Idade “Tempo de Viver” que foi ao ar diariamente em rede Nacional pela emissora Rede Vida de televisão.
Apresentou, em Brasília, durante um ano, o "Meire Nogueira & Cia", falando sobre política e economia. De volta ao Paraná, comandou, pela TV Educativa do Paraná, o programa de variedades "Alegria de Viver".
Como atriz, participou do filme "Um Marido Barra-Limpa" (1957) e das telenovelas "Estrelas no Chão" (1967), "O Preço de uma Vida "(1965), "Gutierritos, o Drama dos Humildes" (1964) e "O Direito de Nascer" (1964).
Em 2007, Meire Nogueira comemorou cinquenta anos de televisão e os quatro anos do seu programa diário na televisão do Paraná.