Diante da necessidade de sobreviver, a gente acaba perdendo o contato com bons companheiros. NARCISO ASSUMPÇÃO - Rádio, Televisão, Teatro e Cinema - com bela voz, apresentou noticiários no Canal 12 e trabalhou na PRB2 - Rádio Clube Paranaense.
Eu o conheci pessoalmente e ficamos amigos quando trabalhava no Teatro Guaira.
Participou de espetáculos ao lado de José Maria Santos e outros atores paranaenses. Ao seu lado, a querida Denise - sua irmã - com aquele riso farto, de uma alegria impressionante e contagiante.Olhos infantis e vivazes, contrastavam com a seriedade de Narciso - aparente, pois quando se tornava amigo, também acompanhava a Denise e ria a valer - que, sempre pensativo, analisava tudo.
Narciso era doce, simples - só não podia ser humilde porque não queria exercer a falsa humildade - embora nunca tenha afirmado a ninguém que "eu sei... dessa matéria eu entendo..."
Diante dos "menos chegados", o silêncio reflexivo. Com os amigos, argumentação ponderada.
Soube, agora, que o NARCISO ASSUMPÇÃO se foi. Pra mim, deixou saudades das tardes que conversamos - horas a fio - no palco do Auditório Salvador de Ferrante, do Teatro Guaira, o Guairinha. Enquanto aguardávamos a chegada do restante do elenco, ficávamos "jogando conversa fora" sobre teatro, musica e " filosofando " sobre a nossa atividade. Falava sobre um novo texto que estava escrevendo. Não tenho nem idéia onde foram parar seus textos, mas gostaria muito de reler alguma coisa.
Que pena, NARCISO. Faz falta a tua sobriedade de raciocínio. Muitos apresentadores de hoje deviam conhecê-lo e entender - como você bem sabia e afirmava - o sucesso é efemero e fugaz, mas a vida segue o seu curso.
Do NARCISO ASSUMPÇÃO só me restou a saudade e as fotos que copiei do filme Aleluia Gretchen, de Silvio Back, onde trabalhou ao lado de Carlos Vereza, Mirim Pires (foto), Kate Hansen, Sergio Hingst, Liliam Lemmertz, Selma Egrei e os paranaenses, José Maria Santos, Elizabeth Destefanis, Edson D'Avila, Maurício Távora, Sale Wolokita, Lala Schneider, Lauro Hanke, entre outros.