Wasyl Stuparyk ou Basílio Junior
O Pedrinho eu conheci no salão de barbeiro, alí na rua Dr. Muricy, Praça Zacarias, quando eu trabalhava na Master Estúdio de Som. Sempre que ia cortar o cabelo ou pintar o cavanhaque - e aí o Pedrinho usava uma tintura que fedia como merda de galinha, e ele ria - pegava o seu violão e dizia: "Escuta essa..." E cantava e encantava a todos com suas músicas.
Um dia soube que havia saído do salão e foi trabalhar na Sul América. Depois, que estava num banco, e mais tarde que estava no exterior. Nunca mais ví o Pedrinho mas confesso que sentia saudades do seu espírito alegre e bricalhão.
40 anos se passaram e resolvi que teria que encontrar o velho amigo. Reiniciei por 1967, quando saíra do salão e fui seguindo seus passos - com informações aqui, outras alí - até que descobri o seu paradeiro e o telefone. Liguei e ele ficou admirado. Conversamos e convenci o Pedrinho a vir até a minha casa, trazendo o violão, para gravar um material seu que eu queria guardar para a história do Rádio do Paraná.
Acreditem, não foi fácil, mas consegui gravar duas músicas, na brincadeira.
Meio desanimado, foi cantando. E eu, botando pilha. Mesmo porque sempre acreditei no valor do Pedrinho e sempre gostei muito do seu trabalho, independente de ser meu amigo.
É o que tenho. Espero ter oportunidade de registrar mais.
A propósito, estou postando estas duas músicas sem a autorização dele, mas acho que vale a pena para que não se perca mais um patrimônio da cultura paranaense. Depois, ele que xingue a vontade. A gente resolve.
CORRENTE DA VIDA
Autor: Pedro Rodrigues
Voz e Violão: Pedro Rodrigues
TERRY
Autor: Pedro Rodrigues
Voz e Violão: Pedro Rodrigues
(Como se tratava de uma brincadeira nossa, a bateria e o pretenso "vocal" eu coloquei depois que ele gravou. Na verdade, o vocal é a própria voz do Pedrinho que eu alterei e coloquei junto. Como falei, foi uma brincadeira de amigos. Mas foi o que restou, infelizmente. Ele tinha inúmeras composições que não deu tempo de registrar. Pena!