Wasyl Stuparyk ou Basílio Junior
SECH JUNIOR
Radialista - Publicitário - Empresário
Locutor, Redator, Apresentador
O Sech que conheci, dono da agência de publicidade CARBUS - edifício Ana Cristina, 2º andar, na praça Osório - atendia diversas contas, entre outras, a Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha, a Química Industrial Sulina e a famosa Casa das Linhas. Depois tiveram outras, Auto Viação Catarinense, a Boscatur que virou Pluma Conforto e Turismo.
Bem e mal humorado, alternava seu estado de espírito a toda hora. Coisa do seu gênio criativo.
O seu "spot " mais famoso, o da Casa das Linhas, tornou-se uma marca registrada por seu final, onde o Sech dava uma "cantarolada" no nome da empresa - Casa das Linhaaaaaas - o que para a época era uma inovação e marcou, realmente.
Aí, o Sech, junto com seu companheiro Gilberto Cadamuro - era o gerente administrativo da agência - resolveram montar uma gravadora e me convidaram para organização técnica. Montamos a MASTER ESTÚDIO DE SOM - também no edifício Ana Cristina, 10º andar.
Certa vez, o Sech resolveu gravar um "spot" - gravação de voz com texto comercial em disco de acetato - para a retífica Maracanã.
"Pode não ser aprovado, mas que vai chamar a atenção, vai!"
A ODISSÉIA DO TEMPO
Programa produzido e apresentado por Sech Junior na PRB2 - Rádio Clube Paranaense.
E gravou: "Irmã, seu carro está com a máquina fundida? Então vá a retífica..."
Claro que não foi aprovado, mas rimos muita da interpretação.
Em outra ocasião, gravamos um compacto onde Tônio Luna leu o poema "Diário de uma criança que não nasceu". Não vendia nada. Aí, o Sech pagou para publicar um "tijolinho" - pequeno anúncio na forma de classificados - no jornal O Estado de São Paulo. Dizia o anúncio: Disco compacto com o "Diário de uma..." Peça o seu pelo telefone Tal e Tal. Em uma semana vendeu os 1.000 compacto que tinha mandado "prensar".
Foi uma grande experiência de vida trabalhar com o Sech e o Cadamuro.
No audio que apresento, um programa produzido e apresentado por ele na PRB2.
As fotos, consegui graças a colaboração de Irene Morais.