Passados mais de trinta anos e mesmo exercendo atividades profissionais to distantes e afastadas de mundo artístico, os Calouros do Ritmo são Identificados por seu antigo público e sempre precisam justificar o fim do grupo, explicar detalhadarnente o que fazem e se ainda cantam.
Após desfeito o conjunto, meu marido Ruy Fernando experimentou situações curiosas, como a testemunha distraída que sorria para o juiz e, após admoestada pelo advogado, interrompeu tudo, desculpou-se e perguntou se o juiz não era cantor de televisão. Até um recente governador do Paraná identificou os irmãos juizes, com quem debatia publicamente, como os Calouros do Ritmo, pensando que invocar suas origens os desagradaria.
Pois a iniciativa deste relançamento, mais que uma homenagem pessoal, destina-se justamente a preservar essas origens, que também fazem parte da vida e das lembranças de tantos paranaenses.
(Curitiba-1999)
Chiaria Elainejusten de Oliveira (esposa de Ruy Fernando)
Texto da Capa do LP Original:
Para um Disc-Jockey, que diariamente organiza programas para Rádio e Tv é agradável incluir em seu esquema de trabalho produções de alto nível, em particular, quando elas provêm de gente nova com um futuro esplendoroso pela frente… Típico exemplo se materializa no conjunto “CALOUROS DO RITMO”.
Quatro rapazes do mais alto nível social, idealistas e possuidores de naturais intuições artísticas que, em pouco tempo, atraíram as solicitações gerais, e daí por diante foi um passo o seu ingresso no Rádio e TV onde militam e constituem as melhores audiências, há mais de um ano meio.
São quatro vozes altamente harmoniosas, que mais se parecem com as de veteranos. Todos jovens e universitários, que dão um colorido todo especial a esta cidade universitária. Vamos conhecê-los: