Wasyl Stuparyk ou Basílio Junior
DOUGLAS BAY
Operador de Audio
Músico e Humorista
Personagem ET da Rádio Transamérica
Entrevista que Douglas Bay - o ET - concedeu a Álvaro Borba e Ayrton Cordeiro na Rádio CBN - Curitiba
Um gaiteiro que trabalha em uma rádio que toca rock e ainda tem um apelido nada peculiar, “Et”. Douglas Bay, o “Et” da Rádio Transamérica é o entrevistado do Meu h. Estudando música desde criança e tocando em bailes gauchescos com o grupo Herança de Gaiteiro, Douglas Bay desenvolveu o gosto pela música e pra não perder o ritmo começou a trabalhar com rádio: “Comecei em rádio limpando, varrendo e limpando discos da discoteca nos tempos de vinil ainda em 1988. Para trabalhar em rádio exigia-se muita disciplina, habilidade e talento, hoje as coisas são diferentes e mais fáceis, a próxima geração do rádio não estará mais no ar ou na produção com o mesmo amor que havia antes, e sim somente pra cumprir horas de estágios exigidas por algumas das dezenas de faculdades espalhadas em qualquer esquina”.
Ayrton Cordeiro, Álvaro Borba e Douglas Bay o ET de costas, em entrevista na CBN - Curitiba.
Douglas, ou “Et” adora o trabalho em rádio e acompanha a concorrência: “Sou fã da rádio Caiobá, 98, CBN, Jovem Pan (lá os caras são muito bons) cada uma tem sua plástica seu charme, e adoro ouvir rádio AM também. Sem esquecer a Transamérica, é claro, é outro caso, uma vez que esta estará sempre em meu coração, pois foi a rádio que sempre quis trabalhar e onde hoje me sinto muito feliz.” Douglas conta que entrou na rádio (Transamérica) por intermédio de Mauro Muller, na época diretor artístico, e com ele aprendeu as técnicas de como operar uma mesa de som de rádio.
Logo após sua chegada a emissora começou o projeto Transamérica Esportes e com ele um problema: Airton Cordeiro, Fernando Gomes e Valmir Gomes queriam um cara mais experiente no futebol, mais medalhão, mais assim “velho mesmo”, pois a idéia de rock n’roll de fundo e efeitos na transmissão não era para eles, que vieram de outra escola, o AM. Como o projeto havia sido idealizado pelo diretor Rogério Afonso, Mauro deu as dicas de como Douglas deveria comandar a transmissão, as vinhetas, como deveria se portar no ar: “enquanto os velinhos do futeba queriam me tirar o Mauro e o Rogério apostavam e me seguravam acreditando na minha vontade e dedicação.” Lembra Douglas.
Ele ficou e hoje é um sucesso com o personagem “Et”, além de ser extremamente aceito pelo público e pelos “velhinhos” que interagem muito bem com ele: “hoje o ET faz parte da equipe (risos) ele é formado com diploma “falsificado”, é jornalista, repórter, comentarista, narrador, mulherengo, fala de vez em sempre algumas besteiras e diz o que o cara no estádio gostaria de falar.” Quando perguntamos quem é o “Et” ele responde de maneira fácil: “é um cara verde de antena, que alegra as transmissões de futebol da Transamérica. O ET é meu anjo contrário. Acho que ele fala tudo o que muita gente gostaria de dizer por aí.”