Wasyl Stuparyk ou Basílio Junior
Nagibe Chede sabia que um dia seus filmes tinham dias contados e planejava algo maior para Curitiba. Sabia também que os poderosos Diários Associados tinham a intenção de instalar uma emissora de TV em Curitiba. Procurou o então governador Moysés Lupion, que foi importante entusiasta do maior projeto do empresário: a criação de uma emissora de televisão. Lupion conseguiu marcar audiência com o então presidente da República Juscelino Kubitschek e deixar que ele falasse da idéia. A concessão da TV Paranaense, sem burocracia, já era uma realidade. A câmera portátil, em forma de caixa de sapato e de aparência rústica representou, por tudo isto, a “semente” que, na opinião de Nagib Chede, impulsionou a televisão no sul do Brasil. Guardada com carinho pelo empresário durante 50 anos, agora é seu desejo que ela passe ás mãos do jornalista Francisco Cunha Pereira Filho, diretor presidente da emissora desde 1968. “Ele me deixou orgulhoso, pois fez minha obra crescer e se tornar um potência no estado”, confirma Nagibe Chede.
UM DEFENSOR DO PARANÁ
Nagibe Chede Abrahão sempre foi defensor intransigente do Paraná. Por esta razão recebeu tantas homenagens ao longo de sua vida. Nasceu em Palmeira, Estado do Paraná, no dia 28 de maio de 1911, filho de Chede Abrahão e Rosa Abrahão. Em 1930 ingressava na Universidade Federal do Paraná, concluindo o curso de Direito em 1935. Era um dos mais antigos advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sob o número 209. Em 1934 se casa com Dona Sylmira Takues Chede, com quem tem sua única filha, Marisa. Mais tarde ajuda a implantar o Tribunal de Contas do Paraná.
A 29 de outubro de 1960 da sua mais importante contribuição para a área das comunicações do Paraná, criando a TV Paranaense - Canal 12, vendida em 1968. Nagibe foi ainda um dos fundadores da Associação Brasileira de Rádio e Televisão, com sede em Brasília. Recebeu da Ordem Italiana “Cavaliê Di San Geórgia Incarínzia” o título de Cidadão Honorário; e da Assembléia Legislativa o de Cidadão Benemérito do Paraná, entre outras condecorações. Nagibe Chede Abrahão morreu na madrugada de sexta-feira, dia 25 de outubro de 2002, aos 91 anos, em Curitiba-PR. Nagibe Chede Abrahão teve uma história de vida marcada pelo idealismo e pelas lutas em favor do Paraná.
História da TV no Paraná: RPCTV 50 Anos - O pioneiro Nagib Chede
Vídeo enviado por Alexander De Marco 02/11/2010
Dramatização sobre a inauguração da primeira emissora de TV do Estado, a TV Paranaense - Canal 12, hoje RPCTV.
Direção de Marcus Wernek com Roteiro de Sandro Dalpícolo
A Rede Paranaense de Comunicação possui hoje oito emissoras espalhadas pelo Paraná nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Paranavaí.
O vídeo produzido foi uma "dramatização" da história, com toda licença poética permitida a criatividade do autor e da direção. Um belo trabalho, no entanto, para ilustrar mais a história, vamos acrescentar mais alguns dados: