EVOLUÇÕES RECENTESCom a evolução das mídias sociais que aumentaram a interação da população conectada na internet, a Transamérica ampliou o destaque destas ferramentas de comunicação em sua programação e em seu site transanet.com.br. A criação e o compartilhamento da informação nos mais diversos formatos estreitou os laços com seus ouvintes, aumentando a sua participação e o envolvimento nos conteúdos oferecidos pela emissora.Outro destaque relevante é o interesse da emissora em ampliar sua atuação no marketing esportivo, concentrando esforços no planejamento para a cobertura das grandes disputas que ocorrerão nesta área: Jogos Panamericanos, Jogos Olimpícos e a próxima Copa do Mundo. Também aumentou seu apoio na promoção de eventos automobilísticos (Stock car, WTC, GT3) agregando valor à personalidade de sua marca.COMUNICAÇÃOPromovendo e divulgando a diversidade de sua programação, a Transamérica desenvolveu neste último ano campanhas institucionais que personalizaram seu conteúdo, aumentando a empatia com seus ouvintes, e reforçando o seu poder de comunicação. As campanhas também enfatizam a nova logomarca, modernizada no ano de 2009, fortalecendo a imagem corporativa da Transamérica, além da identidade visual de seus diferentes formatos de programação, com destaque para as particularidades de cada rede.No setor de Promoções intensificaram-se as ações de nossa equipe na divulgação de programas ao vivo, grandes shows por todo o Brasil, eventos sazonais e de destaque internacional, tais como: rádio oficial do Elite Model Look Brasil, o maior concurso de modelos da América Latina e responsável por revelar as “Tops Internacionais” Gisele Bündchen, Isabeli Fontana e Naomi Campbell, media partner da 21ª Edição da Bienal Internacional do Livro, e expositor da 26ª Edição do Salão Internacional do Automóvel.
DESTAQUES DE SUA HISTÓRIA
Desde sua inauguração em Recife no ano de 1973, onde foi instalada a primeira unidade Transamérica, o veículo passou por inúmeras transformações, ressaltando sua expressiva contribuição ao mercado de radiodifusão, inspirando outras emissoras. A Transamérica iniciou sua transmissão com programações musicais gravadas, posteriormente passou a gerar seu sinal ao vivo, a partir de 1990. A emissora foi a precursora das transmissões via satélite no rádio FM, e junto com os técnicos da Embratel desenvolveu um modelo técnico específico para realização destas transmissões. Pertencente ao Conglomerado Financeiro Alfa, um dos maiores grupos financeiros do país, a empresa orgulha-se em ser a maior Rede de Rádio FM do Brasil.
No dia 25 de janeiro de 1990, a Transamérica tornou-se a primeira FM brasileira com sinal transmitido via satélite. A formação inicial, em 1990, compreendia as 6 primeiras emissoras próprias, localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Recife e Salvador, sendo que São Paulo, como geradora da rede, enviava às demais praças toda a programação gravada.Outro marco importante na história da Rede Transamérica foi a construção da maior torre de transmissão da América Latina, na Rádio Transamérica de São Paulo, em 1985. A torre tem 180 metros de altura e junto com dois potentes transmissores, atingem uma potência irradiada de 420 mil watts.
Com o salto tecnológico, a programação teve o sinal digitalizado e codificado, iniciando assim o processo de franqueamento de novas emissoras. Sua primeira franqueada nessa fase foi a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.
PIONEIRISMOS
A Rede Transamérica de Comunicação apresenta uma programação diferenciada, que inspirou outras redes de rádio. O programa ‘Estúdio ao Vivo’, um dos programas de maior sucesso já produzidos no rádio brasileiro, é um exemplo. A atração foi premiada duas vezes pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) como ‘Melhor Programa de Música ao Vivo’.
A emissora é uma das poucas da América Latina com estrutura para este tipo de programação e já recebeu astros da música nacional e internacional desde 1990. Lisa Stansfield, Faith no More, Rick Martin, Inner Circle, Paralamas do Sucesso, Alanis Morissette, Roxette, Mamonas Assassinas, Capital Inicial, Lulu Santos, Titãs, Seal, Savage Garden e Skank foram alguns dos nomes que já marcaram presença tocando ao vivo para os ouvintes. Foi inclusive no ‘Estúdio Ao Vivo’ com Lisa Stansfield, que a Transamérica estreou nas transmissões via satélite.
A programação esportiva é outro trunfo da Rede Transamérica há alguns anos. Entre as grandes transmissões internacionais destacam-se a Copa do Mundo de 90, na Itália, em que a Rádio Transamérica de São Paulo obteve o maior índice de audiência entre todas as emissoras AM’s e FM’s. De lá pra cá, a Rede Transamérica transmitiu todas edições da Copa do Mundo de futebol com grande êxito. A rádio também esteve presente nas últimas 3 Olimpíadas. Atualmente a programação esportiva da Rede Transamérica é líder de audiência, graças aos seus importantes diferenciais: credibilidade, irreverência e flexibilidade na transmissão das mensagens publicitárias.
Outra importante característica da Rede Transamérica de Comunicação são os três formatos diferentes de programação, uma estratégia inovadora, que foi implantada em 2000, segmentando a Transamérica em 3 portadoras: Pop, Hits e Light.