Wasyl Stuparyk ou Basílio Junior
Xavier traduziu "Conversa na Sicília" em 2002, de Elio Vittorini, com Maria Helena Arrigucci. Foi o ganhador do Prêmio Jabuti de melhor produção editorial em 1999.
Algumas de suas obras inspiraram peças de teatros e o livro "O Mez da Grippe" virou filme, dirigido por Beto Carminati.
Na manhã da sexta-feira, dia 5 de dezembro de 2008 morreu, devido a complicações de uma pneumonia, Valêncio Xavier Niculitcheff, aos 75 anos e 8 meses.
Trabalhei com Valêncio no Canal 6 - TV Paraná -, como sonoplasta.
Um dia, Valêncio trouxe um texto para gravar a chamada de uma novela. O pretencioso sonoplasta - eu - por conta da juventude, resolveu achar que a chamada ficaria melhor sem o texto, sómente com a música que na época era sucesso.
A chamada foi para o ar e Valêncio veio e perguntou: Cadê o texto? Expliquei prá ele que achei que ficou mais bonita sem o texto.
Lembro da cara e do olhar dele até hoje. Icrédulo com o atrevimento do sonoplasta, disse: Tá bom, pode ficar assim mesmo.
Em outra ocasião, visitando o Zininho, em seu estúdio de gravação, encontrei o Valêncio finalizando um audio visual para a despedida de professores de um congresso da Secretaria da Educação. Estavam buscando um tema musical para encerrar o documentário. Falei ao Valêncio e ao Zininho: Me deem 10 minutos e já trago o tema pra vocês. Valêncio, já meu amigo, concordou. Fui correndo até o Teatro Guaira, onde estava trabalhando e voltei ao estúdio, alí na Rua XV de Novembro.
O tema era O Trensinho Caipira de Heitor Vila Lobos. Combinou perfeitamento com o texto e imagens de despedidas. Valêncio disse: bacana. E sua cara bonachona, disse o resto. Wasyl.