21/12/2013 12h02 - Atualizado em 21/12/2013 13h19
Morre em Curitiba o jornalista e historiador Jorge Narozniak
Ele tinha 70 anos e morreu após uma parada cardiorrespiratória.
Velório será a partir das 18h deste sábado (21) no Cemitério Água Verde.
O jornalista Jorge Narozniak morreu em Curitiba por volta das 6h30 deste sábado (21). De acordo com familiares, ele estava em casa e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Jorge nasceu na Ucrânia, mas veio ainda criança para morar no Paraná junto com os pais.
Durante a carreira, ele atuou como presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná e foi diretor da Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais. Também foi redator e repórter na revista Manchete e no jornal Diário do Paraná.
Desde 1988 Narozniak fazia parte do quadro de funcionários do Grupo Paranaense de Comunicação (Grpcom) e trabalhava como produtor na RPC TV. Em 2010, lançou o livro Histórias do Paraná.
Em nota, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, lamentou a morte do jornalista. "Foi um dos mais determinados divulgadores da história, tradições e belezas do Paraná. Muito do que o Brasil conhece sobre nós se deve ao trabalho que ele exerceu, por décadas, nos jornais, revistas e principalmente na televisão", lembrou.
Para o diretor de jornalismo da RPC TV, Wilson Serra, o principal legado de Jorge Narozniak é a humildade. "Jorge faz parte não só do jornalismo, como da história do Paraná. Acima de tudo, para nós, ele foi um grande exemplo de ética e transparência. É um cara que vai fazer muita falta, principalmente pelo conhecimento e humildade que demonstrou dentro da redação", afirmou.